Metodologia da Proposta Pedagógica

Uma concepção didático-pedagógica é constituída e constitui o referencial epistemológico o qual direciona o processo de ensino.

Ao levar-se em conta o cenário político, sociocultural, econômico e educacional do país, busca-se estar atento aos paradigmas que regem a ciência contemporânea, procurando, assim sustentar a essência do Projeto Político Pedagógico.

Partindo da perspectiva de que, o conhecimento é um processo de representação da realidade, tendo como suporte sua construção sociocultural (ou sócio interacionista), o Colégio propõe que o referencial didático-pedagógico, seja constantemente revisto, atualizado, refletido e recriado, para que, de forma crítica, sejam repensados os métodos e conteúdos de ensino, visando uma melhoria qualitativa do processo ensino-aprendizagem.

Assim, as atividades de ensino devem estar atualizadas com a proposta construtivista e seus objetivos devem corresponder a capacidade do aluno de responder aos desafios propostos pelo professor, através de situações problemas planejados.

O aluno deverá ser estimulado a acessar, continuamente, os seus conhecimentos prévios e a ampliá-los. Nesta ótica, o ensino desloca o seu foco dos conteúdos e prioriza a relação do aluno com o objeto do conhecimento. O cuidado é entendido e praticado de forma holística.

O Colégio propõe, como uma das diretrizes do seu Projeto Político Pedagógico e aliado ao plano da BNCC o desenvolvimento de propostas de ensino que desenvolva, efetivamente, nos alunos capacidades cognitivas, psicomotoras, afetivas, críticas, tanto nas relações interpessoais como nos processos de construção e reconstrução do conhecimento, possibilitando-os à construção de uma rede de significados na sua aprendizagem.

Desta forma, a concepção didático-pedagógica, na Instituição de Ensino, parte de uma aprendizagem centrada; onde o aluno passa a ser produtor do conhecimento e não mais um mero receptor, do compromisso de rever a prática pedagógica, avaliando a eficiência do processo ensino/aprendizagem, em consonância com os novos paradigmas.

Educação Infantil

O Colégio Acadêmico oferece cursos na Educação Infantil, tais como Grupo 3, Grupo 4, Grupo 5. Em ambientes exclusivos, os alunos desenvolvem suas habilidades desde os três primeiros anos de idade na vida escolar. O trabalho pedagógico para esse nível desenvolve-se por meio de quatro eixos: a pesquisa proporciona a descoberta do mundo; as histórias estimulam o exercício de escutar, imaginar, interpretar e contar;

Ensino Fundamental

No Colégio Acadêmico, o Ensino Fundamental I e II é a fase marcada pelo estímulo à criatividade. Para isso, nível de ensino, a instituição propõe aulas que incentivem autonomia e desenvolvimento dos estudantes, aliados a atividades científicas, esportivas e culturais. O objetivo é criar jovens conscientes e atuantes, aptos a serem, agentes transformadores do futuro.

Ensino Médio

No Colégio Acadêmico, o Ensino Médio é a fase de consolidação da preparação para exames de admissão em instituições de
Educação Superior e para a vida universitária, assim como de formação do estudante como cidadão autônomo, responsável e etico< Diferenciais.